sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Recomendações aos alunos

Você tem direito a uma Educação de qualidade e a sua participação é fundamental para melhorar o ensino em nosso País. Não abra mão de seu direito de aprender! Você também pode fazer a sua parte, saiba como.
O que uma boa Educação traz para você?
Quem tem mais anos de estudo: - tem hábitos de vida que trazem mais saúde e melhor qualidade de vida - tem menos chance de entrar no mundo do crime e da violência - fica menos tempo desempregadas - consegue trocar de emprego com mais facilidade - tem salários mais altos Viu só, como estudar muito e pela vida toda pode te ajudar a chegar mais perto do seu sonho?
E o que é uma Educação de qualidade?
Para que se tenha Educação de qualidade, é preciso que se tenha: 1. Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola 2. Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos 3. Todo aluno com aprendizado adequado à sua série 4. Todo aluno com o Ensino Médio concluído até os 19 anos 5. Investimento em Educação ampliado e bem gerido Essas são as 5 Metas do Todos Pela Educação, que devem ser atingidas pelo Brasil até 2022!
Acredite em você
Todo mundo tem a capacidade de aprender muito e pela vida inteira – mas é preciso se esforçar, procurar vencer seus limites e acreditar que você pode atingir os seus objetivos. Os bons alunos não são aqueles que nunca falharam, mas aqueles que continuaram tentando e conseguiram superar os tropeços. Aprender é uma maratona que dura a vida toda e, como toda corrida, começa com os primeiros passos.
Assuma a responsabilidade de ser estudante
Desenvolva o gosto pelo aprendizado, porque ninguém nasce aluno. Em geral a escola não ensina como estudar, mas você pode dividir com ela e com sua família o trabalho de construir sua própria Educação. Vá à escola todos os dias, preste atenção nas aulas, estude em casa, faça o dever, tire suas dúvidas com o professor, respeite os funcionários da escola e os colegas, e observe as regras da instituição. Ser bom aluno e gostar de aprender é bacana, pois isso lhe ajudará a ter um projeto de vida e a realizá-lo!
Não abra mão de seu direito de aprender
A escola tem o dever de ensinar. Para saber o que você vai aprender ao longo do ano, peça ao diretor conhecer a proposta pedagógica. Acompanhe seu cumprimento. Pergunte sempre que tiver dúvida. Busque ir além do conhecimento transmitido em sala de aula. Seja curioso. Freqüente bibliotecas e leia muito. Pesquise. Reflita. Questione. Discuta.
Leia muito
É muito importante que você saiba ler bem, pois isso é condição básica para que você possa aprender muito, sobre muitos assuntos, e pela vida toda. Procure livros, revistas, jornais sobre temas que te interessam: muitas bibliotecas públicas têm acervos ótimos, e bem diversificados. Conte também para as pessoas próximas sobre seus interesses: quem sabe elas não se lembram disso quando quiserem te dar um presente? Não adianta só adquirir as habilidades de leitura. Para ler bem, é preciso ler muito, ler sempre, sobre vários temas.
Faça o máximo para não repetir o ano
Em comparação com um aluno que freqüenta a série na idade certa, um aluno que repete o ano tem 11 vezes mais chances de abandonar a escola, pois a repetência desestimula o gosto pelos estudos. E, como você já sabe, quem estuda mais tem mais chances de ter salários mais altos, de conseguir um bom emprego com mais facilidade e de não se envolver com crimes. Se você tiver dificuldades na escola, sejam elas de notas, no relacionamento com os colegas ou com a equipe do colégio, converse com seus pais, com seus professores ou com o diretor. Se precisar de aula de reforço, isso não é razão para ficar chateado. Ao contrário: você será apoiado e respeitado no que você precisar. O quanto antes você conseguir identificar o problema e as pessoas que podem ajudar, mais chances terá de resolvê-lo!Converse sobre a escola com seus pais
Converse com sua família sobre o seu dia a dia na escola.
Não é preciso tratar apenas de notas, dificuldades e problemas: você pode contar para eles o que está aprendendo, ensinar-lhes coisas novas, dizer como são as aulas e os professores, se os seus colegas são legais, de quais matérias você mais gosta. Divida com eles suas experiências escolares, vitórias, dificuldades e expectativas. Assim, eles poderão te ajudar a alcançar os seus objetivos e superar as dificuldades que aparecerem.
Como está a sua saúde?
Você sabia que parte dos alunos que têm dificuldade de aprender tem algum problema de visão ou audição? Fique atento! Se você não enxerga bem a lousa, se as letras ficam embaralhadas no papel, é muito mais difícil prestar atenção e aprender a matéria. A mesma coisa acontece com a audição: quem não ouve direito perde a chance de entender o que o professor explica e acaba ficando desmotivado. Se você tem dores de cabeça freqüentes, dores de ouvido, se não consegue ler o nome do ônibus ou uma placa de trânsito, converse com seus pais e peça que eles te levem ao posto de saúde mais próximo. Problemas de visão e audição podem ser tratados e, com isso, você vai recuperar a alegria de aprender!
Ajude seus colegas e outros estudantes
Você é fera em matemática ou em qualquer outra matéria? Que tal ajudar seus colegas e outros alunos nos estudos, dividindo com eles aquilo que você sabe bem?
Converse com os professores, o diretor, além dos outros alunos, e procure saber como ajudar.
Demande Educação de qualidade para você
Quais são os pontos fortes da sua escola, e onde ela pode ser melhorada? Sua escola participa das avaliações do governo federal, como a Provinha Brasil, o Saeb , a Prova Brasil e o Enem ? Se participar, como está a Educação na escola de acordo com essas avaliações, e quais são seus pontos fortes e fracos? Como está o Ideb – o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – da escola, e o que a escola faz para melhorá-lo? Muitos dos seus colegas e os outros alunos repetem o ano ou saem da escola no meio do ano? Muitos professores faltam? A escola tem biblioteca e laboratório de informática? Essas são algumas perguntas importantes que você pode fazer para a diretora. Se ela não souber as respostas, ela vai entender que isso é importante para você e para outras pessoas, vai procurar as respostas. Assim, ela pode melhorar a escola – afinal, a diretora é a responsável pela sua administração e pela qualidade do ensino oferecido. Além disso, a ela vai saber que você está interessado e ao lado dela, na luta pela melhoria da Educação. É importante que os alunos, os pais, a comunidade escolar, a sociedade e os políticos locais pensem sobre esses dados e informações na busca por melhorias na Educação. Reuniões de conselhos escolares, associações de pais e mestres e assembléias abertas são mecanismos que podem ser adotados para envolver toda a comunidade nesse debate. A troca de idéias entre as escolas da comunidade também pode ajudar muito a encontrar soluções diferentes para os mesmos problemas. Por isso, incentive essa mobilização da sociedade!
Respeite a equipe de sua escola
Se você quer uma boa escola para estudar, é importante que todos se sintam bem em estar lá. Isso inclui os alunos, os professores e os funcionários. Conheça e respeite as normas, valorize e coopere com o trabalho de todos.
Apóie a integração entre escola e comunidade
Apóie a abertura da escola para a comunidade: organize e participe em eventos de esportes, música, teatro, cinema nas dependências da escola e em horários em que não haja aulas, e incentive outros pais e amigos para participarem também. Quando a escola é pública, ela é de cada um de nós! Dos alunos, de pais, dos professores, dos funcionários. É sua e minha também. Uma boa escola é aquela que tem apoio da comunidade. É aquela em que todos: - se preocupam com a qualidade do ensino e procuram saber o que podem fazer para ajudar a melhorar o aprendizado dos alunos - conversam com os professores e a diretora - ajudam a manter a escola organizada e bem cuidada Cuide da escola com o mesmo carinho que você cuida da sua casa e das coisas que você gosta. Afinal, ela é sua também!
Fique de olho nos políticos
Procure saber se os políticos de sua cidade, de seu estado e do Brasil estão trabalhando para a melhoria do ensino. Você pode pesquisar se eles apóiam e dão continuidade a projetos que têm dado bons resultados, se fazem algo para melhorar seus Idebs, se buscam melhorar a Educação e alcançar as 5 Metas do Todos Pela Educação. Já no dia-a-dia, veja se o prefeito, o secretário de Educação e os vereadores se envolvem com a Educação e buscam melhorá-la. Algumas das cidades que têm a melhor Educação do país contam com alianças entre os governos, as escolas, as universidades, a comunidade e a iniciativa privada – por isso, veja se o secretário de Educação visita as escolas, se reúne com os diretores e tem projetos e parcerias que visam a melhoria da Educação no município.
Na época de eleições...
Se você for maior de 16 anos, faça escolhas conscientes ao votar. Procure conhecer as propostas dos candidatos para a área da Educação e identificar se são interessantes, conseqüentes e positivas. Se tiver dificuldade na análise das propostas, indague se essas seriam capazes de ajudar o aprendizado e se colaboram para alcançar as 5 Metas propostas pelo Todos Pela Educação. Não vote em candidatos que não priorizem a Educação!
Participe, manifeste-se, seja ativo
Trabalhe ativamente pela melhoria da Educação, e demonstre publicamente seu apoio a iniciativas que possam melhorar a qualidade do ensino. Ao mesmo tempo, manifeste-se e mobilize as pessoas contra políticas públicas e outras ações que impactem negativamente na Educação. Uma forma de exercer sua cidadania em prol da Educação é se comunicando com nossos representantes no Congresso Nacional. Se quiser escrever para os Deputados Federais, clique aqui . Se quiser escrever para os Senadores, clique aqui .
Investimento em Educação: garantido e bem gerido?
Para que a Educação dê o salto de qualidade de que o Brasil precisa, é necessário que o investimento nessa área seja ampliado para, no mínimo, 5% do PIB. Reivindique essa ampliação, e cobre a aplicação eficiente e ética dos recursos destinados à Educação. Para saber como os recursos da Educação são investidos, consulte o Sistema de Informações sobre Orçamento Público em Educação (Siope). Caso as informações de seu município não estejam no Siope, entre em contato com o secretário de Educação da sua cidade e cobre que esses dados sejam tornados públicos. O dinheiro investido na Educação sai do bolso de cada um de nós - por isso, precisamos verificar se ele está sendo bem usado!
Verifique a infra-estrutura da sua escola
A merenda da sua escola é fresquinha e feita com bons alimentos? Na sua escola há um bom sistema de transporte escolar? Os professores são pagos em dia? A escola está sempre limpa e bem-cuidada? Se você achar que o dinheiro não está sendo bem usado, converse com o diretor, mobilize seus colegas, vá até a Secretaria de Educação. Lá você pode conhecer as prioridades do governo local na área da Educação.
Apóie a construção de parcerias inter-setoriais
Incentive a secretaria de educação a construir parcerias entre as escolas da cidade, as universidades, outras secretarias governamentais, empresas e organizações da sociedade civil. Com essas parcerias, os bons projetos tendem a ter maior continuidade e todos só têm a ganhar.