sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Recomendações aos cidadãos

Conquistar Educação de qualidade passa pelo compromisso de todos e de cada um. Existem inúmeras maneiras de ajudar, veja como você pode fazer a sua parte.
O que uma boa Educação traz para as pessoas?
Pessoas com mais anos de estudo: - têm hábitos de vida que trazem mais saúde e melhor qualidade de vida - têm menos chance de entrar no mundo do crime e da violência - ficam menos tempo desempregadas - conseguem trocar de emprego com mais facilidade - têm salários mais altos Uma boa Educação é, sem dúvida, o melhor investimento que você pode fazer em você, e é a melhor herança que você pode deixar para os outros.
E o que é uma Educação de qualidade?
Para que se tenha Educação de qualidade, é preciso que se tenha: 1. Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola 2. Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos 3. Todo aluno com aprendizado adequado à sua série 4. Todo aluno com o Ensino Médio concluído até os 19 anos 5. Investimento em Educação ampliado e bem gerido Essas são as 5 Metas do Todos Pela Educação, que devem ser atingidas pelo Brasil até 2022.
Entenda a situação da Educação
O primeiro passo para melhorar a Educação é entender sua situação atual. Procure se informar sobre a qualidade do ensino no País, no seu estado, na sua cidade, nas escolas próximas. Em sites como o do Todos Pela Educação e o do Inep , você encontra informações importantes. Secretarias de Educação municipais e estaduais também têm esses dados, e é direito de todos conhecê-los. Além disso, todos podem procurar saber quais são as ações e medidas tomadas pela Secretaria de Educação para melhorar o desempenho das escolas que não tiveram bons resultados tanto no Ideb, como em avaliações educacionais como o Saeb , e a Prova Brasil. Busque entender quais são os problemas da Educação brasileira, suas causas e conseqüências. Informe-se, reflita, discuta. Quando você entende o problema, tem mais chances de fazer sua parte para resolvê-lo.
Ajude a divulgar a importância da Educação
Você está preocupado com segurança, emprego, saúde? Pois é, a Educação afeta todos estes temas. Com mais Educação, as pessoas têm mais oportunidade para conseguir melhores empregos, e aprendem a ter mais cuidado com a saúde. Uma boa base educacional é um dos requisitos fundamentais para uma vida digna, para reduzir a desigualdade social e diminuir a violência. Inclua a Educação nas suas conversas. Chame a atenção de seus amigos, colegas e parentes para a importância que tem a boa escola e a Educação de qualidade. Educação é tema transversal, abrangente e interessante, que pode unir todos em seus locais de trabalho, nos espaços de lazer e no entorno social. O tema Educação pode ainda ser incluído em treinamentos, reuniões, encontros dos grupos de que você já participa. Apóie e participe de debates, seminários e encontros que discutam as melhores estratégias e as boas práticas educacionais, levando em conta a realidade e os recursos locais. Ajude a conscientizar e motivar diferentes públicos para ações concretas.
Dê o exemplo
A Educação começa assim que a criança nasce. Os exemplos que ela recebe em casa, na rua, na comunidade ajudam a criar o interesse pelo saber e fazem com que ela valorize o aprendizado. Seja coerente: suas atitudes refletem as suas convicções. Como estudar é importante, comece você mesmo a estudar. Seja curioso, pergunte, questione, procure entender, informe-se. Este é o melhor exemplo que você pode dar para todos ao seu redor.
Participe, manifeste-se, seja ativo
Trabalhe ativamente pela melhoria da Educação, e demonstre publicamente seu apoio a iniciativas que possam melhorar a qualidade do ensino. Ao mesmo tempo, manifeste-se e mobilize as pessoas contra políticas públicas e outras ações que impactem negativamente na Educação. Uma forma de exercer sua cidadania em prol da Educação é se comunicando com nossos representantes no Congresso Nacional. Se quiser escrever para os Deputados Federais, clique aqui . Se quiser escrever para os Senadores, clique aqui .
Encaminhe crianças e jovens para a escola
Crianças ou jovens que estejam fora da escola podem ser encaminhados à escola mais próxima. Se for preciso, converse com alguém da família ou mesmo recorra às autoridades educacionais. Se o assunto não for resolvido na escola, deve-se procurar o Conselho Tutelar que, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), pode fazer as averiguações necessárias e emitir uma Requisição de Serviços à escola, em caso de recusa de matrícula. Se a Requisição de Serviços não for acatada, pode-se peticionar ao Ministério Público (Promotor de Justiça da Infância e da Juventude), que moverá uma Ação Civil Pública, visando assegurar a matrícula àquela criança ou jovem.
Reforce a auto-estima/incentive o sucesso escolar
Toda criança e jovem tem a capacidade de aprender muito e pela vida inteira – e o apoio e a confiança das pessoas ao seu redor são essenciais para seu sucesso escolar. Pequenas palavras e gestos podem ser decisivos na vida de uma criança e de um jovem. É preciso que as atitudes, as palavras que reforçam a auto-estima dos alunos e favoreçam o seu sucesso na sala de aula e na vida sejam repetidos ao máximo, e com toda sinceridade. Quando uma criança ou um jovem se sente reconhecido e valorizado por freqüentar a escola e obter bons resultados, encontra a motivação necessária para seguir em frente nas etapas de ensino e buscar o sucesso escolar.
Converse com os alunos próximos sobre a Educação
Você tem algum sobrinho, afilhado ou conhecido na escola? Pergunte sempre o que ele está aprendendo na escola, que novidades ele pode te ensinar, se ele gosta das aulas e dos professores, que atividades a escola oferece e se ele se diverte com os colegas. As conversas podem ser sobre vários assuntos, e não precisam ser só sobre notas e problemas! Ele gosta de ler? Pergunte de que tipo de leitura mais gosta, e tente sempre incentivá-lo presenteando-o com livros e revistas, ou levando-o a bibliotecas públicas. O que ele quer ser quando crescer? Lembre-o que os estudos podem fazer dele um profissional melhor, ter um salário mais alto, e fazer com que ele tenha menos chances de ficar desempregado.
Incentive a conclusão do ensino básico
Verifique se entre seus familiares, afilhados, vizinhos, colegas de trabalho, e conhecidos há pessoas não-alfabetizadas ou que não concluíram a Educação Básica. Incentive sua alfabetização, seu retorno à escola, a conclusão do Ensino Básico e o aprendizado constante.
Apóie a escola e seus funcionários
Todos nós devemos estar juntos, solidários e firmes, ao lado das equipes escolares, para colaborar para a superação de dificuldades e impasses. Converse com os professores, diretores e funcionários das escolas próximas, ofereça seu apoio e busque soluções junto com eles.
Ajude a melhorar a infra-estrutura das escolas
Procure conhecer as necessidades da escola pública de seu bairro ou comunidade. A melhor forma de saber o que a escola precisa e como você pode colaborar, é conversando com seu diretor. Observe se as escolas de seu bairro dispõem da infra-estrutura adequada para oferecer um ensino de qualidade. Boa iluminação, cadeiras e carteiras/mesinhas escolares, limpeza e materiais são alguns elementos importantes para isso. Não há um espaço adequado na escola para aulas de Educação física? Que tal sugerir uma cooperação com o clube próximo? Quem sabe daria para usar uma parte da praça da cidade, para as atividades? A escola do seu bairro ainda não tem biblioteca? Que tal começar a montar uma, com revistas para crianças e adultos, alguns livros infantis e outros que as pessoas queiram doar para este fim? Arrume os livros, de início, em caixas ou em algum armário e depois, vá melhorando! Você pode ser facilitador de parcerias e melhorar a qualidade do ensino público em sua cidade.
Ofereça sua ajuda para escolas e órgãos públicos
Todos, de todas as áreas de atuação e interesse, podem contribuir para a efetivação do direito a uma Educação pública de qualidade. Se você é bom em artes, línguas, limpeza, gestão de negócios, agricultura, matemática, medicina ou qualquer outro campo, pode se tornar um voluntário e compartilhar suas habilidades com as escolas e órgãos públicos mais próximos. Procure os responsáveis por essas instituições e ofereça sua ajuda. Este recado vai especialmente para os cidadãos e cidadãs aposentados ou idosos: contar casos, realizar brincadeiras coletivas e colaborativas, ensinar cantigas, ler histórias e acompanhar as crianças nas lições do dia-a-dia impacta nos resultados escolares! Contribua e estimule outras pessoas a colaborar para a melhoria da Educação.
Colabore para aproximar escola e comunidade
Apóie a abertura da escola para a comunidade: organize e participe de eventos de esportes, música, teatro, cinema nas dependências da escola, e incentive outras pessoas para participarem também. Quando a escola é pública, ela é de cada um de nós! Da comunidade, dos alunos, dos pais, dos professores, dos funcionários. É sua e minha também. Uma boa escola é aquela que tem apoio da comunidade. É aquela em que todos: - se preocupam com a qualidade do ensino e procuram saber o que podem fazer para ajudar a melhorar o aprendizado dos alunos - conversam com os professores e a diretora - ajudam a manter a escola organizada e bem cuidada Cuide da escola com o mesmo carinho que você cuida da sua casa e das coisas que você gosta. Afinal, ela é sua também!
Apóie e participe de projetos educacionais
Desenvolva e participe de projetos que ajudem sua cidade, seu estado e o País a alcançar as 5 Metas de permanência, sucesso e conclusão propostas pelo Todos Pela Educação. Caso você já participe de projetos de Educação, verifique se eles têm gerado efetivamente impacto positivo na qualidade educacional. Note que os projetos promovidos ou apoiados por você não devem desviar os alunos da escola e da aprendizagem. Os projetos devem se alinhar àqueles desenvolvidos pela escola. Por isso, procure: 1. Empenhar-se de todas as formas para seu trabalho ter um impacto positivo sobre o ano escolar de cada criança e jovem atendido 2. Interagir de forma solidária com a escola, buscando participar construtivamente de seu cotidiano 3. Conhecer pessoalmente os professores das crianças e jovens atendidos, mantendo com eles uma relação de apreço e solidariedade 4. Desenvolver atividades que contribuam para que as crianças e jovens atendidos dominem a leitura e a escrita, saibam calcular e resolver problemas; tenham condição de compreender e atuar em seu entorno social; tenham habilidade para analisar fatos e situações e tenham capacidade de acessar informações e de trabalhar em grupo 5. Oferecer reforço escolar de forma articulada com a direção da escola ou da Secretaria de Educação, como um apoio na busca do sucesso escolar 6. Incentivar as crianças e jovens para que tenham como objetivos principais, nessa fase da vida, o aprendizado e o sucesso na escola 7. Trabalhar com as famílias, para que os pais desenvolvam atitudes voltadas para o sucesso escolar de seus filhos 8. Contribuir para o acompanhamento sistemático da freqüência e do desempenho das crianças e jovens na escola 9. Trabalhar com a família e a escola para garantir o regresso daquelas crianças que estejam deixando de freqüentar a escola 10. Sensibilizar, conscientizar, motivar e incentivar lideranças comunitárias.
Quem são os responsáveis pela Educação no Brasil?
A Educação no Brasil é descentralizada, e a União, os estados e os municípios trabalham em regime de colaboração. No sistema educacional brasileiro, os papéis prioritários de cada ente federativo estão dispostos em artigo constitucional, ficando a Educação Infantil a cargo do município, o Ensino Médio sob responsabilidade dos estados, e o Ensino Fundamental sob responsabilidade de ambos. Já o governo central é responsável pelo sistema federal de ensino e assume função redistributiva e supletiva, prestando, quando necessário, assistência financeira e técnica às outras esferas de governo.
Exija comprometimento dos gestores públicos
Procure saber se os políticos de sua cidade, de seu estado e do Brasil estão trabalhando para a melhoria do ensino. Você pode pesquisar se eles apóiam e dão continuidade a projetos que têm dado bons resultados, se fazem algo para melhorar seus Idebs, se buscam melhorar a Educação e alcançar as 5 Metas do Todos Pela Educação. Algumas das cidades que têm a melhor Educação do país contam com alianças entre os governos, as escolas, as universidades, a comunidade e a iniciativa privada. Por isso, veja se o secretário municipal de Educação visita as escolas, se reúne com os diretores e tem projetos e parcerias que visam a melhoria da Educação no município. Na época das eleições, conheça as propostas dos candidatos para a Educação, e não vote em candidatos que não priorizem essa área. A Educação é um dos temas principais das políticas públicas e não pode ser instrumento de interesses partidários e eleitoreiros. Todos os cidadãos devem divulgar as boas propostas e, depois, acompanhar e cobrar o cumprimento das promessas feitas pelos políticos. Além de ajudar a Educação, o controle social é uma boa forma de exercer a cidadania e de contribuir para a democracia. Atente também para que haja continuidade das políticas públicas que estão dando certo. A Educação, por depender de processos de longo prazo, pode ser muito prejudicada pela interrupção constante de políticas e projetos.
Investimento em Educação: garantido e bem gerido?
Para que a Educação dê o salto de qualidade de que o Brasil precisa, é necessário que o investimento para a Educação Básica seja ampliado para, no mínimo, 5% do PIB. Você pode reivindicar essa ampliação, e cobrar a aplicação eficiente e ética dos recursos destinados à Educação. Para saber como os recursos da Educação são investidos, consulte o Sistema de Informações sobre Orçamento Público em Educação (Siope). Caso as informações de seu município ou estado não estejam no Siope, entre em contato com o secretário de Educação da sua cidade e cobre que esses dados sejam tornados públicos. O dinheiro investido na Educação sai do bolso de cada um de nós. Por isso, precisamos verificar se ele está sendo bem usado.