segunda-feira, 29 de dezembro de 2008
quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
1º CARTAZ AFIXADO NAS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA
VOCÊ SABE...
O que é o PDE-Escola?
Qual a importância do PDE-Escola?
O que representa o PDE-Escola para a escola?
Quais as dimensões do PDE-Escola?
COMPAREÇA E FIQUE POR DENTRO!
2º CARTAZ AFIXADO NAS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA
ATENÇÃO
VOCÊ:
professor, funcionário, pai ou aluno
PARTICIPE
DA CONSTRUÇÃO DO PDE
DIA: 18/12/08 às 19h
CHAMADA PARA O PDE-ESCOLA
ENDEREÇO DO ARQUIVO DE ÁUDIO:
http://www.podcast1.com.br/blog.php?codigo_canal=3868
http://www.podcast1.com.br/blog.php?codigo_canal=3868
terça-feira, 16 de dezembro de 2008
sexta-feira, 12 de dezembro de 2008
Recomendações aos educadores
O educador é o principal trabalhador brasileiro, pois é ele quem está com o aluno diariamente e tem nas mãos as ferramentas para ensiná-lo. Veja como você, educador, pode fazer a sua parte.
Entenda a situação da Educação
O primeiro passo para melhorar a Educação é entender sua situação atual. Procure se informar sobre a qualidade do ensino no País, no seu estado, na sua cidade, nas escolas próximas. Na seção Números da Educação você encontra essas informações. Secretarias de Educação municipais e estaduais também têm esses dados, e é direito de todos conhecê-los. Além disso, todos podem procurar saber quais são as ações e medidas tomadas pela Secretaria de Educação para melhorar o desempenho das escolas que não tiveram bons resultados tanto no Ideb, como em avaliações educacionais como a Prova Brasil e o Saeb. Procure entender quais são os problemas da Educação brasileira, suas causas e conseqüências. Informe-se, reflita, discuta. Quando você entende o problema, tem mais chances de fazer sua parte para resolvê-lo – e você, como educador, é o principal agente da melhoria da Educação.
Busque sempre aprimorar seus conhecimentos
Procure sempre dar seqüência à sua formação acadêmica, por meio de cursos de graduação ou pós-graduação e de programas de capacitação. Há sempre algo novo e interessante para ser aprendido, e que poderá te ajudar a influir positivamente na Educação das pessoas ao seu redor. Proponha que sua escola seja um espaço de aprendizado. Para ser educador, é preciso estudar sempre e ter em vista onde você quer chegar com seus alunos.
Encare a diversidade de maneira positiva
Tire proveito da heterogeneidade de saberes, conhecimentos e experiências dos alunos e da comunidade escolar. Promova a interação entre eles.
Escola boa é aquela em que o aluno aprende
A melhor forma de avaliar a qualidade do ensino é por meio da aprendizagem dos alunos. E, se a escola existe para ensinar, a avaliação capaz de dizer se a escola é boa ou ruim é aquela que nos mostra se os alunos estão ou não aprendendo. Valorize e utilize avaliações sobre a qualidade do ensino como um instrumento para melhorar a escola, e promover a transparência e a participação de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.
Diretor: Assuma a liderança
Assuma a liderança de forma democrática e cooperativa com todos os segmentos da equipe. A presença constante do diretor da escola é fundamental. Ele deve ter competência para ocupar um papel central na gestão do cotidiano escolar e na articulação da escola com a comunidade escolar. Como lida com questões internas e externas da escola, é necessário ter sempre em mente o que é e o que não é prioritário, para organizar seu tempo de forma eficiente.
Diretor: Seja responsável pela qualidade de ensino
A melhor gestão administrativa de nada vale se os alunos não estiverem aprendendo. O diretor não deve ser visto apenas como o administrador do prédio da escola, mas como o grande administrador da aprendizagem dos alunos. O diretor é o responsável maior para a escola ter e cumprir o regimento escolar e a proposta pedagógica – que dará origem aos planos de curso e de aula. Além de ser peça-chave na identificação das necessidades locais, o diretor deve garantir um sistema eficaz de reforço escolar para os alunos com dificuldades em algum conteúdo específico, e deve fazer funcionar um sistema de supervisão de professores com foco no desempenho dos alunos.
Diretor: Articule-se com a Secretaria de Educação
Como a escola não trabalha de forma isolada, o diretor deve conduzir as ações da escola de forma articulada com as políticas emanadas pela Secretaria de Educação - que deve receber, mensalmente, os dados da escola. As metas da escola também devem ser estabelecidas, anualmente, de forma integrada às metas da rede de ensino. As escolas devem ter algum grau de autonomia, mas são parte de um organismo muito maior, que é a rede de ensino, gerida pela Secretaria de Educação.
Diretor: Assegure o cumprimento do ano letivo
Assegure o cumprimento integral do ano letivo. As escolas precisam garantir um mínimo de duzentos dias letivos, com um mínimo de quatro horas de aula por dia, descontados os intervalos escolares. Isso é lei. Assegurar a pontualidade e freqüência dos professores e funcionários da escola também é necessário.
Diretor: Assegure condições de trabalho
Assegure as condições e os meios para que os professores implementem a proposta político-pedagógica da escola.
Diretor: Abra a biblioteca e a sala de computação
Não tranque livros e computadores, pois eles são material de uso diário. Os alunos precisam tê-los em mãos para poder tirar o melhor proveito possível do que esses materiais podem trazer para seu aprendizado. Cuide e melhore o acervo da biblioteca, disponibilizando, além dos livros didáticos, obras de literatura infanto-juvenil, livros de ficção e não ficção, dicionários e enciclopédias. Você pode, ainda, abrir a biblioteca fora do horário das aulas e para a comunidade. Quanto aos computadores, sua escola pode incentivar os alunos a usarem a internet para fazer pesquisas sobre temas atuais e, a partir delas, elaborar resumos. Os alunos podem também ser envolvidos na elaboração e manutenção da página da escola na internet, ou ser incentivados a construírem seus blogs – diários na internet.
Professor: Planeje suas aulas
Elabore planos de curso e planos de aula de acordo com a proposta pedagógica elaborada pela escola e com o programa de ensino da Secretaria de Educação. Participe da elaboração dessas propostas e assegure seu cumprimento, sem perder de vista que para ter sucesso na sala de aula, os objetivos, os conteúdos e os métodos de ensino devem ser adequados e ajustados às suas necessidades e às características dos alunos. Aulas de qualidade se refletem na aprendizagem dos alunos.
Professor: Procure não faltar
Lembre-se de que o aluno precisa de você. Se alguma necessidade urgente lhe impedir de estar em sala de aula, é necessário que você seja substituído por pessoa de igual competência e que conheça o andamento dos planos de aula.
Professor: Ensine a estudar
Ensine os procedimentos de estudo, como selecionar informações, tomar notas, fazer resumos e sínteses, etc.
Professor: Incentive o hábito da leitura
Dê atenção especial à leitura, à compreensão de textos e à escrita. Essas habilidades são básicas e essenciais para toda a vida do aluno. O hábito da leitura abre aos alunos uma perspectiva prazerosa de aprendizagem. Estimule esse hábito oferecendo aos alunos contato com diferentes tipos de textos, tais como matérias de jornais, embalagens, receitas, cartas, anúncios, textos expositivos e literários, instruções de jogos, regras da escola, etc. Conheça de antemão os textos que você apresentará à classe, gere expectativas nos alunos sobre os textos, faça comentários, perguntas e promova a reflexão, interpretação e o diálogo entre os estudantes.
Professor: Reforce a auto-estima dos alunos
É preciso que educadores difundam ao máximo os gestos, as atitudes, as palavras que reforçam a auto-estima das crianças e favoreçam o seu sucesso na sala de aula e na vida. Esse tipo de atitude pode ser decisivo na vida de uma criança ou um jovem. Valorize o esforço e os trabalhos elaborados pelos alunos. Comente-os e exponha-os em murais e varais fora e dentro da sala de aula. Prontifique-se a ajudar sempre que chamado.
Professor: Não desista de ensinar a nenhum aluno
Todos precisam, têm direito e capacidade de aprender. Nem todos os alunos aprendem do mesmo jeito e no mesmo ritmo, embora todos sejam capazes de aprender. O desempenho escolar de um aluno é responsabilidade do professor, que deve ser compartilhada pela família e pela escola.
Diretor: Mantenha uma boa relação com as famílias
Divulgue a proposta pedagógica de cada série para os pais dos alunos poderem acompanhar o seu cumprimento ao longo do ano letivo. Divulgue também o regimento da escola para pais e alunos. Distribua os boletins com resultados dos alunos nas épocas previstas pelo Regimento Interno das Escolas, e informe-os sobre como está o desempenho de seus filhos na escola. Dê, ainda, dicas sobre como eles podem ajudar suas crianças a estudar e acompanhar as aulas.
Promova a gestão democrática
A gestão democrática implica que os educadores, familiares e a comunidade, mais do que destinatários, devem ser considerados interlocutores e parceiros da escola no cumprimento de sua missão: fazer com que todas as crianças da escola efetivamente aprendam. Reconheça a escola como um espaço de construção do conhecimento e de integração com a comunidade, abrindo seus espaços para outras atividades e públicos – desde que isso não comprometa os direitos dos seus alunos. Mantenha esse espírito ao se relacionar com os pais e alunos. Quanto mais a escola estiver inserida em seu contexto social e mantiver uma boa relação de parcerias, maior será a colaboração de todos. Abra a escola para a família dos alunos e conheça a história e as características de cada um. Mantenha um relacionamento transparente e receptivo com os pais e familiares. Eles são parceiros fundamentais da escola.
Fiscalize o bolsa-família
Verifique se os alunos beneficiários do Bolsa-Família matriculados em sua escola estão freqüentando as aulas. Demande que os governos municipal e estadual mantenham atualizadas as situações cadastrais (qual escola freqüenta, se concluiu os ciclos de estudos etc) de cada criança em idade escolar. Além disso, verifique e cobre que os beneficiários do programa levem suas crianças aos postos de saúde para realizar exames, vacinações e outras ações estipuladas pelo Ministério da Saúde, que impactam diretamente na saúde da criança e em seu desempenho escolar.
Fiscalize a merenda escolar
Acompanhe, verifique e cobre que os recursos públicos destinados à merenda escolar sejam garantidos e bem geridos. Para tanto, você pode verificar em sua escola se os alimentos comprados pela prefeitura têm qualidade, quantidade e diversidade apropriadas. Acompanhe também se a escola os armazena de forma correta e os distribui enquanto estão frescos, antes da data de expiração e em quantidades apropriadas.
Entenda a situação da Educação
O primeiro passo para melhorar a Educação é entender sua situação atual. Procure se informar sobre a qualidade do ensino no País, no seu estado, na sua cidade, nas escolas próximas. Na seção Números da Educação você encontra essas informações. Secretarias de Educação municipais e estaduais também têm esses dados, e é direito de todos conhecê-los. Além disso, todos podem procurar saber quais são as ações e medidas tomadas pela Secretaria de Educação para melhorar o desempenho das escolas que não tiveram bons resultados tanto no Ideb, como em avaliações educacionais como a Prova Brasil e o Saeb. Procure entender quais são os problemas da Educação brasileira, suas causas e conseqüências. Informe-se, reflita, discuta. Quando você entende o problema, tem mais chances de fazer sua parte para resolvê-lo – e você, como educador, é o principal agente da melhoria da Educação.
Busque sempre aprimorar seus conhecimentos
Procure sempre dar seqüência à sua formação acadêmica, por meio de cursos de graduação ou pós-graduação e de programas de capacitação. Há sempre algo novo e interessante para ser aprendido, e que poderá te ajudar a influir positivamente na Educação das pessoas ao seu redor. Proponha que sua escola seja um espaço de aprendizado. Para ser educador, é preciso estudar sempre e ter em vista onde você quer chegar com seus alunos.
Encare a diversidade de maneira positiva
Tire proveito da heterogeneidade de saberes, conhecimentos e experiências dos alunos e da comunidade escolar. Promova a interação entre eles.
Escola boa é aquela em que o aluno aprende
A melhor forma de avaliar a qualidade do ensino é por meio da aprendizagem dos alunos. E, se a escola existe para ensinar, a avaliação capaz de dizer se a escola é boa ou ruim é aquela que nos mostra se os alunos estão ou não aprendendo. Valorize e utilize avaliações sobre a qualidade do ensino como um instrumento para melhorar a escola, e promover a transparência e a participação de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.
Diretor: Assuma a liderança
Assuma a liderança de forma democrática e cooperativa com todos os segmentos da equipe. A presença constante do diretor da escola é fundamental. Ele deve ter competência para ocupar um papel central na gestão do cotidiano escolar e na articulação da escola com a comunidade escolar. Como lida com questões internas e externas da escola, é necessário ter sempre em mente o que é e o que não é prioritário, para organizar seu tempo de forma eficiente.
Diretor: Seja responsável pela qualidade de ensino
A melhor gestão administrativa de nada vale se os alunos não estiverem aprendendo. O diretor não deve ser visto apenas como o administrador do prédio da escola, mas como o grande administrador da aprendizagem dos alunos. O diretor é o responsável maior para a escola ter e cumprir o regimento escolar e a proposta pedagógica – que dará origem aos planos de curso e de aula. Além de ser peça-chave na identificação das necessidades locais, o diretor deve garantir um sistema eficaz de reforço escolar para os alunos com dificuldades em algum conteúdo específico, e deve fazer funcionar um sistema de supervisão de professores com foco no desempenho dos alunos.
Diretor: Articule-se com a Secretaria de Educação
Como a escola não trabalha de forma isolada, o diretor deve conduzir as ações da escola de forma articulada com as políticas emanadas pela Secretaria de Educação - que deve receber, mensalmente, os dados da escola. As metas da escola também devem ser estabelecidas, anualmente, de forma integrada às metas da rede de ensino. As escolas devem ter algum grau de autonomia, mas são parte de um organismo muito maior, que é a rede de ensino, gerida pela Secretaria de Educação.
Diretor: Assegure o cumprimento do ano letivo
Assegure o cumprimento integral do ano letivo. As escolas precisam garantir um mínimo de duzentos dias letivos, com um mínimo de quatro horas de aula por dia, descontados os intervalos escolares. Isso é lei. Assegurar a pontualidade e freqüência dos professores e funcionários da escola também é necessário.
Diretor: Assegure condições de trabalho
Assegure as condições e os meios para que os professores implementem a proposta político-pedagógica da escola.
Diretor: Abra a biblioteca e a sala de computação
Não tranque livros e computadores, pois eles são material de uso diário. Os alunos precisam tê-los em mãos para poder tirar o melhor proveito possível do que esses materiais podem trazer para seu aprendizado. Cuide e melhore o acervo da biblioteca, disponibilizando, além dos livros didáticos, obras de literatura infanto-juvenil, livros de ficção e não ficção, dicionários e enciclopédias. Você pode, ainda, abrir a biblioteca fora do horário das aulas e para a comunidade. Quanto aos computadores, sua escola pode incentivar os alunos a usarem a internet para fazer pesquisas sobre temas atuais e, a partir delas, elaborar resumos. Os alunos podem também ser envolvidos na elaboração e manutenção da página da escola na internet, ou ser incentivados a construírem seus blogs – diários na internet.
Professor: Planeje suas aulas
Elabore planos de curso e planos de aula de acordo com a proposta pedagógica elaborada pela escola e com o programa de ensino da Secretaria de Educação. Participe da elaboração dessas propostas e assegure seu cumprimento, sem perder de vista que para ter sucesso na sala de aula, os objetivos, os conteúdos e os métodos de ensino devem ser adequados e ajustados às suas necessidades e às características dos alunos. Aulas de qualidade se refletem na aprendizagem dos alunos.
Professor: Procure não faltar
Lembre-se de que o aluno precisa de você. Se alguma necessidade urgente lhe impedir de estar em sala de aula, é necessário que você seja substituído por pessoa de igual competência e que conheça o andamento dos planos de aula.
Professor: Ensine a estudar
Ensine os procedimentos de estudo, como selecionar informações, tomar notas, fazer resumos e sínteses, etc.
Professor: Incentive o hábito da leitura
Dê atenção especial à leitura, à compreensão de textos e à escrita. Essas habilidades são básicas e essenciais para toda a vida do aluno. O hábito da leitura abre aos alunos uma perspectiva prazerosa de aprendizagem. Estimule esse hábito oferecendo aos alunos contato com diferentes tipos de textos, tais como matérias de jornais, embalagens, receitas, cartas, anúncios, textos expositivos e literários, instruções de jogos, regras da escola, etc. Conheça de antemão os textos que você apresentará à classe, gere expectativas nos alunos sobre os textos, faça comentários, perguntas e promova a reflexão, interpretação e o diálogo entre os estudantes.
Professor: Reforce a auto-estima dos alunos
É preciso que educadores difundam ao máximo os gestos, as atitudes, as palavras que reforçam a auto-estima das crianças e favoreçam o seu sucesso na sala de aula e na vida. Esse tipo de atitude pode ser decisivo na vida de uma criança ou um jovem. Valorize o esforço e os trabalhos elaborados pelos alunos. Comente-os e exponha-os em murais e varais fora e dentro da sala de aula. Prontifique-se a ajudar sempre que chamado.
Professor: Não desista de ensinar a nenhum aluno
Todos precisam, têm direito e capacidade de aprender. Nem todos os alunos aprendem do mesmo jeito e no mesmo ritmo, embora todos sejam capazes de aprender. O desempenho escolar de um aluno é responsabilidade do professor, que deve ser compartilhada pela família e pela escola.
Diretor: Mantenha uma boa relação com as famílias
Divulgue a proposta pedagógica de cada série para os pais dos alunos poderem acompanhar o seu cumprimento ao longo do ano letivo. Divulgue também o regimento da escola para pais e alunos. Distribua os boletins com resultados dos alunos nas épocas previstas pelo Regimento Interno das Escolas, e informe-os sobre como está o desempenho de seus filhos na escola. Dê, ainda, dicas sobre como eles podem ajudar suas crianças a estudar e acompanhar as aulas.
Promova a gestão democrática
A gestão democrática implica que os educadores, familiares e a comunidade, mais do que destinatários, devem ser considerados interlocutores e parceiros da escola no cumprimento de sua missão: fazer com que todas as crianças da escola efetivamente aprendam. Reconheça a escola como um espaço de construção do conhecimento e de integração com a comunidade, abrindo seus espaços para outras atividades e públicos – desde que isso não comprometa os direitos dos seus alunos. Mantenha esse espírito ao se relacionar com os pais e alunos. Quanto mais a escola estiver inserida em seu contexto social e mantiver uma boa relação de parcerias, maior será a colaboração de todos. Abra a escola para a família dos alunos e conheça a história e as características de cada um. Mantenha um relacionamento transparente e receptivo com os pais e familiares. Eles são parceiros fundamentais da escola.
Fiscalize o bolsa-família
Verifique se os alunos beneficiários do Bolsa-Família matriculados em sua escola estão freqüentando as aulas. Demande que os governos municipal e estadual mantenham atualizadas as situações cadastrais (qual escola freqüenta, se concluiu os ciclos de estudos etc) de cada criança em idade escolar. Além disso, verifique e cobre que os beneficiários do programa levem suas crianças aos postos de saúde para realizar exames, vacinações e outras ações estipuladas pelo Ministério da Saúde, que impactam diretamente na saúde da criança e em seu desempenho escolar.
Fiscalize a merenda escolar
Acompanhe, verifique e cobre que os recursos públicos destinados à merenda escolar sejam garantidos e bem geridos. Para tanto, você pode verificar em sua escola se os alimentos comprados pela prefeitura têm qualidade, quantidade e diversidade apropriadas. Acompanhe também se a escola os armazena de forma correta e os distribui enquanto estão frescos, antes da data de expiração e em quantidades apropriadas.
Recomendações aos gestores públicos
Você tem um papel fundamental na implementação e na continuidade de políticas públicas que garantam Educação de qualidade para todas as crianças e jovens do Brasil. Veja como você pode contribuir ainda mais.
Entenda a situação da Educação
O primeiro passo para melhorar a Educação é entender sua situação atual pois, quando você entende um problema, tem mais chances de ajudar a resolvê-lo. Procure se informar e conscientizar a todos sobre a qualidade do ensino no País, no seu estado, no município, nas escolas. Você pode tomar o primeiro passo conhecendo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb - http://www.ideb.inep.gov.br/Site/) e os resultados de avaliações educacionais como a Prova Brasil e o Saeb. Você, gestor público da Educação, tem o importante papel – e dever - de divulgar os dados educacionais de sua esfera de atuação, bem como as ações e medidas tomadas para melhorar o desempenho das escolas que não tiveram bons resultados tanto no Ideb, como em avaliações educacionais.
Incentive a Educação dos funcionários
Quanto maior o conhecimento de pais e comunidade, maior o nível de exigência em relação a seus filhos e crianças. Crie, no órgão público, uma cultura de acompanhamento da Educação de seus colaboradores. Verifique se há colaboradores que não concluíram a Educação básica e incentive, por meio de projetos próprios ou de terceiros (escolas, outros órgãos públicos ou organizações sociais), sua alfabetização, a conclusão do ensino básico ou de cursos técnicos e sua formação constante. Se necessário, flexibilize horários, disponibilize espaços e recursos.
Incentive a Educação dos filhos dos funcionários
O setor de recursos humanos de sua instituição pode verificar periodicamente se os filhos de seus funcionários estão na escola. Para incentivar que eles permaneçam na escola e concluam os ciclos, você pode oferecer incentivos como bolsas de estudos, flexibilização do horário de trabalho dos pais e disponibilização de seus espaços e recursos para atividades relacionadas à escola.
Cumpra a legislação vigente
Garanta que a legislação relativa à Educação seja devidamente cumprida. Alguns exemplos são a Constituição Federal (artigos 205 a 214), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Plano Nacional de Educação, a Legislação do Ensino Fundamental e a Legislação do Ensino Médio, entre outros.
Dê continuidade às políticas que estão dando certo
Promova continuidade, sinergia e cooperação entre as esferas federal, estadual e municipal, minimizando a fragmentação e descontinuidade de políticas públicas que geram resultados positivos. A Educação, por depender de processos de longo prazo, pode ser muito prejudicada pela interrupção constante de políticas e projetos.
Utilize os resultados das avaliações
Os resultados desse tipo de avaliação possibilitam a identificação das escolas em que se concentram o maior número de problemas de aprendizagem, permitindo que se dê a elas mais atenção, cuidado e prioridade. Utilize esses resultados para aprimorar suas políticas e programas. Sem avaliação externa, fica muito difícil saber se, por exemplo, medidas como capacitação de professores, melhoria das condições de ensino, gestão democrática, implantação de planos salariais atrelados ao desempenho, à autonomia da escola e a outras medidas estão, ou não, tendo impacto positivo sobre a qualidade do ensino. Isso quer dizer que, sem um instrumento objetivo de mensuração dos resultados, não é possível saber se o ensino está melhorando de verdade ou não. A transparência e divulgação dos resultados das avaliações externas permitem à própria escola, às famílias, às organizações comunitárias e, principalmente, ao poder público local se posicionar diante da situação e adotar ações convergentes e complementares, com o objetivo de superar as dificuldades encontradas.
Dê diretrizes claras
O que se espera alcançar, na rede como um todo, deve estar contido em um plano de Educação, com metas claras e definidas a partir de dados confiáveis e do que já está estabelecido no Plano Decenal. A gestão cotidiana desse plano de metas deve ser amparada por um sistema de informação que colete dados das escolas em tempo real, e que permita ao responsável maior pela Educação do município tomar decisões ao longo do ano, sempre tendo como meta o bom desempenho dos alunos. Para que as escolas de uma rede possam funcionar de uma forma ao mesmo tempo autônoma e articulada, a Secretaria de Educação precisa emanar as diretrizes políticas. Deve ser capaz de gerenciar o sistema como um todo, conhecendo a realidade do município ou estado, realizando diagnóstico educacional (inclusive da alfabetização infantil), explicitando as diretrizes que serão seguidas pelas escolas, estipulando as metas de desempenho dos alunos, definindo responsabilidades, articulando recursos, promovendo supervisão das escolas com foco em resultados e garantindo um sistema de avaliação voltado à eqüidade do ensino oferecido por suas escolas. Ao mesmo tempo, assegure a autonomia da escola, definindo os limites e assegurando a autonomia administrativa, financeira e pedagógica das mesmas, como previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
Responsabilize-se pelo Plano Decenal de Educação
Ao secretário de Educação está reservado o papel de principal estimulador do processo de construção, implementação e avaliação do Plano Municipal ou Estadual de Educação, em que são estabelecidas as prioridades no campo educacional. O plano não pode estar desconectado dos objetivos da população e dos administradores públicos, embora deva transcender a perspectiva de um governo, pois sua vigência é de dez anos. Não se trata apenas para cumprir a legislação. O Plano Decenal de Educação é um poderoso instrumento de planejamento educacional. Quanto mais houver envolvimento dos atores e da população para definir os objetivos do Plano, mais as mediações e relações têm de ser explicitadas e concretizadas.
Supervisione e dê apoio
Articular um mecanismo eficiente de supervisão das escolas, com foco em resultado, também é papel da Secretaria de Educação. Quando a rede traça metas de desempenho e de rendimento a serem cumpridas, está na verdade traçando metas para as escolas. A indicação das metas deve vir acompanhada de estratégias que apóiem a escola nessa tarefa.
Promova a ampliação do turno escolar
A ampliação do turno permite que os alunos dediquem mais tempo aos estudos e outras atividades escolares, e os mantém em um ambiente de influência positiva. Essa é uma das medidas que mais ajudam a melhorar a qualidade do aprendizado dos alunos.
Promova a capacitação dos educadores
Promova a capacitação em serviço dos professores e diretores das redes públicas de ensino. Quanto mais próxima a capacitação for do dia-a-dia da sala de aula, e quanto mais ela for atrelada a objetivos claros, melhor. Também é importante desenvolver, manter e oferecer programas estruturados e permanentes de formação de professores alfabetizadores. Tais programas devem capacitar o professor para compreender como é a prática cotidiana em sala de aula, promover a troca de experiências e apresentar soluções para os problemas encontrados.
Coloque o foco na alfabetização
Uma pessoa que domina a leitura e a escrita tem muito mais chances de aprender mais e pela vida inteira. Por isso, invista na capacitação dos professores alfabetizadores, adquira e doe mais livros para as bibliotecas da rede e realize parcerias com instituições que trabalham com a leitura e a escrita, visando sempre a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.
Faça adesão ao Programa de Metas do MEC
As prefeituras de todo o País podem fazer adesão ao Programa de Metas Compromisso Todos Pela Educação, criado pelo Ministério da Educação (MEC). Para entender o programa e saber como aderir, acesse o site do MEC.
Formalize seu compromisso com as 5 Metas
Ao aderir ao Todos Pela Educação, você manifesta publicamente a sua intenção de contribuir para o alcance das 5 Metas, que dizem respeito ao acesso, alfabetização, qualidade, conclusão e investimento em Educação.
Favoreça a cooperação
Desenvolva, promova e execute projetos de cooperação tanto com a comunidade local (organizações sociais, empresas, etc.), quanto com a nacional e internacional, com vistas ao intercâmbio de conhecimento, difusão de boas práticas e levantamento de recursos, entre outros. A cooperação entre redes também é necessária. Como no mesmo município estão presentes escolas das redes municipal e estadual, é preciso que essas redes conversem entre si, articulem ações para que se garanta uma eqüidade no atendimento de todos os municípios. A articulação de ações, como o planejamento do calendário escolar – e seu cumprimento - e a matrícula, é fundamental para que as famílias que tenham filhos matriculados nas duas redes poderem se organizar, evitando que o aluno seja prejudicado.
Promova a colaboração entre poderes
Os poderes legislativo, executivo e judiciário devem trabalhar com sinergia, criando, aperfeiçoando, executando e fazendo cumprir leis que garantam o direito à Educação. Questões de saúde, habitação, transporte e renda, entre outras, afetam profundamente o desempenho da Educação. Portanto, é importante que as três esferas de poder público desenvolvam e apóiem políticas públicas intersetoriais. Todos só têm a ganhar com essa colaboração e com a efetivação do direito à Educação de qualidade.
Fiscalize o funcionamento do bolsa-família
Acompanhe e exija que os alunos beneficiários do Bolsa-Família estejam matriculados e freqüentando a escola. Mantenha atualizadas as situações cadastrais (qual escola freqüenta, se concluiu os diversos ciclos de estudos, etc) de cada criança em idade escolar. Além disso, verifique e cobre que os beneficiários do programa levem suas crianças aos Postos de Saúde para realizar checagens, vacinações e outras ações estipuladas pelo Ministério da Saúde, que impactam diretamente na saúde da criança e em seu desempenho escolar.
Fiscalize a merenda escolar
Acompanhe e certifique-se de que os recursos públicos destinados à merenda escolar sejam garantidos e bem geridos. Exija, acompanhe e cobre que os alimentos comprados pela Prefeitura tenham qualidade, quantidade e diversidade apropriadas. Acompanhe, ainda, se a escola os armazena de forma correta e os distribui enquanto estão frescos, antes da data de expiração e em quantidades apropriadas.
Garanta o uso eficiente dos recursos à Educação
O uso eficiente e ético dos recursos permite que desperdícios sejam evitados resultados sejam potencializados.
Fonte: http://www.todospelaeducacao.org.br/FacaSuaParte.aspx?action=2&pID=5
Entenda a situação da Educação
O primeiro passo para melhorar a Educação é entender sua situação atual pois, quando você entende um problema, tem mais chances de ajudar a resolvê-lo. Procure se informar e conscientizar a todos sobre a qualidade do ensino no País, no seu estado, no município, nas escolas. Você pode tomar o primeiro passo conhecendo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb - http://www.ideb.inep.gov.br/Site/) e os resultados de avaliações educacionais como a Prova Brasil e o Saeb. Você, gestor público da Educação, tem o importante papel – e dever - de divulgar os dados educacionais de sua esfera de atuação, bem como as ações e medidas tomadas para melhorar o desempenho das escolas que não tiveram bons resultados tanto no Ideb, como em avaliações educacionais.
Incentive a Educação dos funcionários
Quanto maior o conhecimento de pais e comunidade, maior o nível de exigência em relação a seus filhos e crianças. Crie, no órgão público, uma cultura de acompanhamento da Educação de seus colaboradores. Verifique se há colaboradores que não concluíram a Educação básica e incentive, por meio de projetos próprios ou de terceiros (escolas, outros órgãos públicos ou organizações sociais), sua alfabetização, a conclusão do ensino básico ou de cursos técnicos e sua formação constante. Se necessário, flexibilize horários, disponibilize espaços e recursos.
Incentive a Educação dos filhos dos funcionários
O setor de recursos humanos de sua instituição pode verificar periodicamente se os filhos de seus funcionários estão na escola. Para incentivar que eles permaneçam na escola e concluam os ciclos, você pode oferecer incentivos como bolsas de estudos, flexibilização do horário de trabalho dos pais e disponibilização de seus espaços e recursos para atividades relacionadas à escola.
Cumpra a legislação vigente
Garanta que a legislação relativa à Educação seja devidamente cumprida. Alguns exemplos são a Constituição Federal (artigos 205 a 214), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Plano Nacional de Educação, a Legislação do Ensino Fundamental e a Legislação do Ensino Médio, entre outros.
Dê continuidade às políticas que estão dando certo
Promova continuidade, sinergia e cooperação entre as esferas federal, estadual e municipal, minimizando a fragmentação e descontinuidade de políticas públicas que geram resultados positivos. A Educação, por depender de processos de longo prazo, pode ser muito prejudicada pela interrupção constante de políticas e projetos.
Utilize os resultados das avaliações
Os resultados desse tipo de avaliação possibilitam a identificação das escolas em que se concentram o maior número de problemas de aprendizagem, permitindo que se dê a elas mais atenção, cuidado e prioridade. Utilize esses resultados para aprimorar suas políticas e programas. Sem avaliação externa, fica muito difícil saber se, por exemplo, medidas como capacitação de professores, melhoria das condições de ensino, gestão democrática, implantação de planos salariais atrelados ao desempenho, à autonomia da escola e a outras medidas estão, ou não, tendo impacto positivo sobre a qualidade do ensino. Isso quer dizer que, sem um instrumento objetivo de mensuração dos resultados, não é possível saber se o ensino está melhorando de verdade ou não. A transparência e divulgação dos resultados das avaliações externas permitem à própria escola, às famílias, às organizações comunitárias e, principalmente, ao poder público local se posicionar diante da situação e adotar ações convergentes e complementares, com o objetivo de superar as dificuldades encontradas.
Dê diretrizes claras
O que se espera alcançar, na rede como um todo, deve estar contido em um plano de Educação, com metas claras e definidas a partir de dados confiáveis e do que já está estabelecido no Plano Decenal. A gestão cotidiana desse plano de metas deve ser amparada por um sistema de informação que colete dados das escolas em tempo real, e que permita ao responsável maior pela Educação do município tomar decisões ao longo do ano, sempre tendo como meta o bom desempenho dos alunos. Para que as escolas de uma rede possam funcionar de uma forma ao mesmo tempo autônoma e articulada, a Secretaria de Educação precisa emanar as diretrizes políticas. Deve ser capaz de gerenciar o sistema como um todo, conhecendo a realidade do município ou estado, realizando diagnóstico educacional (inclusive da alfabetização infantil), explicitando as diretrizes que serão seguidas pelas escolas, estipulando as metas de desempenho dos alunos, definindo responsabilidades, articulando recursos, promovendo supervisão das escolas com foco em resultados e garantindo um sistema de avaliação voltado à eqüidade do ensino oferecido por suas escolas. Ao mesmo tempo, assegure a autonomia da escola, definindo os limites e assegurando a autonomia administrativa, financeira e pedagógica das mesmas, como previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
Responsabilize-se pelo Plano Decenal de Educação
Ao secretário de Educação está reservado o papel de principal estimulador do processo de construção, implementação e avaliação do Plano Municipal ou Estadual de Educação, em que são estabelecidas as prioridades no campo educacional. O plano não pode estar desconectado dos objetivos da população e dos administradores públicos, embora deva transcender a perspectiva de um governo, pois sua vigência é de dez anos. Não se trata apenas para cumprir a legislação. O Plano Decenal de Educação é um poderoso instrumento de planejamento educacional. Quanto mais houver envolvimento dos atores e da população para definir os objetivos do Plano, mais as mediações e relações têm de ser explicitadas e concretizadas.
Supervisione e dê apoio
Articular um mecanismo eficiente de supervisão das escolas, com foco em resultado, também é papel da Secretaria de Educação. Quando a rede traça metas de desempenho e de rendimento a serem cumpridas, está na verdade traçando metas para as escolas. A indicação das metas deve vir acompanhada de estratégias que apóiem a escola nessa tarefa.
Promova a ampliação do turno escolar
A ampliação do turno permite que os alunos dediquem mais tempo aos estudos e outras atividades escolares, e os mantém em um ambiente de influência positiva. Essa é uma das medidas que mais ajudam a melhorar a qualidade do aprendizado dos alunos.
Promova a capacitação dos educadores
Promova a capacitação em serviço dos professores e diretores das redes públicas de ensino. Quanto mais próxima a capacitação for do dia-a-dia da sala de aula, e quanto mais ela for atrelada a objetivos claros, melhor. Também é importante desenvolver, manter e oferecer programas estruturados e permanentes de formação de professores alfabetizadores. Tais programas devem capacitar o professor para compreender como é a prática cotidiana em sala de aula, promover a troca de experiências e apresentar soluções para os problemas encontrados.
Coloque o foco na alfabetização
Uma pessoa que domina a leitura e a escrita tem muito mais chances de aprender mais e pela vida inteira. Por isso, invista na capacitação dos professores alfabetizadores, adquira e doe mais livros para as bibliotecas da rede e realize parcerias com instituições que trabalham com a leitura e a escrita, visando sempre a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.
Faça adesão ao Programa de Metas do MEC
As prefeituras de todo o País podem fazer adesão ao Programa de Metas Compromisso Todos Pela Educação, criado pelo Ministério da Educação (MEC). Para entender o programa e saber como aderir, acesse o site do MEC.
Formalize seu compromisso com as 5 Metas
Ao aderir ao Todos Pela Educação, você manifesta publicamente a sua intenção de contribuir para o alcance das 5 Metas, que dizem respeito ao acesso, alfabetização, qualidade, conclusão e investimento em Educação.
Favoreça a cooperação
Desenvolva, promova e execute projetos de cooperação tanto com a comunidade local (organizações sociais, empresas, etc.), quanto com a nacional e internacional, com vistas ao intercâmbio de conhecimento, difusão de boas práticas e levantamento de recursos, entre outros. A cooperação entre redes também é necessária. Como no mesmo município estão presentes escolas das redes municipal e estadual, é preciso que essas redes conversem entre si, articulem ações para que se garanta uma eqüidade no atendimento de todos os municípios. A articulação de ações, como o planejamento do calendário escolar – e seu cumprimento - e a matrícula, é fundamental para que as famílias que tenham filhos matriculados nas duas redes poderem se organizar, evitando que o aluno seja prejudicado.
Promova a colaboração entre poderes
Os poderes legislativo, executivo e judiciário devem trabalhar com sinergia, criando, aperfeiçoando, executando e fazendo cumprir leis que garantam o direito à Educação. Questões de saúde, habitação, transporte e renda, entre outras, afetam profundamente o desempenho da Educação. Portanto, é importante que as três esferas de poder público desenvolvam e apóiem políticas públicas intersetoriais. Todos só têm a ganhar com essa colaboração e com a efetivação do direito à Educação de qualidade.
Fiscalize o funcionamento do bolsa-família
Acompanhe e exija que os alunos beneficiários do Bolsa-Família estejam matriculados e freqüentando a escola. Mantenha atualizadas as situações cadastrais (qual escola freqüenta, se concluiu os diversos ciclos de estudos, etc) de cada criança em idade escolar. Além disso, verifique e cobre que os beneficiários do programa levem suas crianças aos Postos de Saúde para realizar checagens, vacinações e outras ações estipuladas pelo Ministério da Saúde, que impactam diretamente na saúde da criança e em seu desempenho escolar.
Fiscalize a merenda escolar
Acompanhe e certifique-se de que os recursos públicos destinados à merenda escolar sejam garantidos e bem geridos. Exija, acompanhe e cobre que os alimentos comprados pela Prefeitura tenham qualidade, quantidade e diversidade apropriadas. Acompanhe, ainda, se a escola os armazena de forma correta e os distribui enquanto estão frescos, antes da data de expiração e em quantidades apropriadas.
Garanta o uso eficiente dos recursos à Educação
O uso eficiente e ético dos recursos permite que desperdícios sejam evitados resultados sejam potencializados.
Fonte: http://www.todospelaeducacao.org.br/FacaSuaParte.aspx?action=2&pID=5
Assinar:
Postagens (Atom)